Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Esperar no Senhor...


Salmo 27.14 Confie no SENHOR.  Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR.

 

Uma das posturas mais difíceis que existe na vida do cristão é a espera com oração e pequenos movimentos de fé. Esperar não é fácil. Queremos mesmo é sair fazendo, dando nosso jeitinho, alimentando nossa ansiedade com uma pecaminosa celeridade da vida.

Nossa carne deseja mesmo: Converter os religiosos que estão à nossa frente, ao invés de esperar o Espírito agir na sua forma mansa de amolecer a pedra dura, assim como o tempo faz com as duras rochas; alimentar o desejo de vingança com aqueles que perseverantemente desejam nosso mal; sair impondo nosso jeito de administrar as coisas, impedindo que as pessoas amadureçam durante os erros que cometem; e que possam nos mostrar uma possibilidade de que não estávamos tão certos assim; resolvendo as situações difíceis do nosso jeito para interromper nosso sofrimento egoista. Afinal queremos estar no sofá, sem problemas à nossa volta que nos atrapalhem o bem estar. Sair desesperadamente atrás do povo da igreja com suas necessidades infinitas, na tentativa de manter o sistema girando, numa escravidão eterna de um ciclo mercadológico, mundanizado, deixando o povo ditar a vida do ministro, assim como Moisés fora encontrado por Jetro, em total estado de torpeza emocional.

Esperar não é fácil. É atitude de fé. Uma das mais difíceis matérias do cristão, que ganhou a eternidade, mas não se deu conta dela. Quem adquire essa dádiva, perdeu a pressa. Marchar, e fazê-lo rapidamente é muito mais fácil para os guerreiros do Senhor do que esperar pela voz de comando e permanecendo parado.

O que fazer então? Atormentar-se pelo desespero? Recuar com covardia? Virar à direita com medo? O precipitar-se na presunção? Não. Simplesmente esperar. E esperar com oração. Clamando a Deus e desdobrar o caso diante Dele.

Em dilemas entre um dever e outro, é doce ser humilde como uma criança e esperar pelo Senhor com simplicidade de alma. Espere em fé. Expresse sua firme confiança nEle, pois a espera sem fé é um insulto ao Senhor. Espere com paciência apaziguada, sem rebelar-se por estar em aflição.

Spurgeon ensina a orar: Agora Senhor, não mais a minha vontade, mas a Tua vontade seja feita. Eu não sei o que fazer, mas esperarei até que o Senhor libere o rio, mova a nuvem ou que os inimigos recuem. Esperarei até que o Senhor me faça esperar por muitos dias, pois meu coração está fixado somente no Senhor, e meu espirito espera na convicção plena de que serão minha alegria e minha salvação, meu refúgio e minha fortaleza.

Pr. Fábio Alcântara

terça-feira, 23 de agosto de 2016

O cansaço do servo e serva de Deus

Como são preciosas as devocionais que homens e mulheres de Deus deixam para nós. E certamente o Senhor os usa para perpetuar a experiencia. Hoje acordei e fui surpreendido pela devocional de Christopher Shaw:

"É um aprendizado bastante útil para cada ministro/a reconhecer que nao somos nós a mover as coisas do Reino. É pelo agir de Deus que se produz vida abundante. Quando um líder chega à profunda convicção de que "se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que nela edificam", encontra-se assim em ótimas condiçãoes de participar dos projetos de Deus. Terá deixado de confiar em suas proprias habilidades, paixões e impulsos para colocar toda a sua confiança em seu Pai celestial. Este sim é um modo desejável".

Sim. Façamos isto. A fé descansa, e nao fica se batendo de um lado para o outro. Se você tem paz consigo, com as pessoas e com Cristo, treine seu espírito a descansar no Senhor e não andar de tanque vazio no ministério.

Graça e Paz!

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Respostas a algumas perguntas feitas a mim


1-      Percebe-se em nossos dias , que a visão e os sonhos românticos de uma vida de "sucesso ministerial " dão muitas vezes lugar à frustração, ao cansaço, a ira, à tristeza, à amargura , ao desapontamento, desanimo,  depressão, auto comiseração, crise de identidade pastoral  e consequentemente abandono do ministério.  A que o Senhor atribui isso ? Explique:

 

Atribuo isso à pressão que tomou conta do meio Eclesíastico, face às igreja Neo Pentecostais com seu crescimento numérico baseado na lógica mercantilista.

Mesmo que muitas denominações, como a nossa, não faça pressão por resultados, o Pastor/a fica cercado pela mentalidade de sucesso ministerial.

Isto causa o sentimento de inutilidade e de fracasso.

Se não houver um firme posicionamento na fé e uma vocação ministerial sincera, os sintomas de doença emocional certamente acometerá o obreiro/a.

O remédio está em ter uma consciência tranquila diante de si mesmo, de Deus e das pessoas. Prosseguir no chamado e manter-se num estilo de vida simples e desapegado, sabendo que é chegado o Reino de Deus.

 

2-      O que você entende por sucesso pastoral ?

Sucesso Pastoral é exercer honestamente o chamado feito por Deus, ensinando o Evangelho, independente da mentalidade mercadológica que infestou o meio cristão.

 

3-      Pastorear uma igreja com uma quantidade expressiva de membros, possuir um bom carro, morar bem, ter um excelente plano de saúde , pode ser considerado como um ministério pastoral bem sucedido ?  Porque?

De forma nenhuma. Porque se isto se transformar num fim em si mesmo, tal Pastor/a sucumbirá no vazio existencial da sua vocação.

 

4-      A influência  pós moderna, sugere uma figura pastoral orientada pelo mercado e pelo marketing. O que você acha disso?

Um desvio do chamado, conforme mencionei acima.

 

5-      Parece que o título " pastor está desgastado ", como o Senhor  percebe isso ?

A falta de credibilidade e relevância na sociedade tem dificultado a imagem pastoral. Está desgastada a imagem da figura Pastoral porque a Igreja em si não tem mais formado pessoas com responsabilidade. Ser convertido a Cristo não faz de alguém um Pastor com suas responsabilidades éticas e morais que dão crédito a uma pessoa. Hoje os/as Pastores/as mais se parecem com animadores de auditório do que pessoas formadoras de caráter e opinião.

Uma palhinha do livro PEGADAS DE LOBO NA PORTEIRA: “Antes de Deus usar uma pessoa como ministro do evangelho, ele precisa transformar essa pessoa em uma nova criatura, pelo milagre do novo nascimento, através da sua morte e ressurreição juntamente com Cristo (p.88). Não confunda o novo nascimento produzido pelo Espírito Santo com a aceitação de Jesus patrocinada pelo espírito humano, que busca resultados estatísticos para encher igrejas”.

6-      Títulos ,  mestre,  administrador, psicólogo, sociólogo, e bacharel nas mais diversas áreas,  doutor,  pós doutor , apóstolo,  etc... Em que isso relaciona-se com sucesso pastoral ?  Explique seu ponto de vista ?

Explica-se pela necessidade de uma pessoa miúda de espírito agregar títulos para afirmar-se como grande diante dos outros.

7-      Em sua opinião o que é preciso para desenvolver um ministério relevante, saudável e duradouro ? Que conselhos o Senhor  daria a pastores que estão iniciando o ministério hoje ?

Um ministério duradouro vêm da perseverança e constância no trabalho, confiando totalmente no Deus da obra.

Meu conselho é que cada um seja simples e faça tudo conforme suas forças, sem mensurar o sucesso do seu trabalho com resultados visíveis. E que se envolvam pouco com os negócios deste mundo, evitando levar uma vida que não condiz com sua realidade. Mas, conforme lhe foi dado nas circunstâncias favoráveis, que aprendam de tudo, sem preguiça para ser relevante, evitando as 3 tentações do ministério: brilhar, queixar-se e a tentação de descansar demais (conf Pr. Glênio diz no livro, pág. 29)

 

8- O Senhor se considera um pastor  bem sucedido ? Explique:

Muito bem sucedido.

Porque tenho a consciência tranquila com Deus, comigo e com os que me cercam, de que faço o trabalho pastoral com zelo e responsabilidade.