Êxodo 16.1-4 - E PARTINDO de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.2 E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. 3 E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.4 Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
Necessidade de libertaçãoMuita gente vive oprimida pelo medo do futuro. O Futuro pode se tornar uma esperança da glória ou uma prisão no presente. Veja o contexto da história (texto acima) : o povo estava acostumado com a segurança aparente do Egito. Mas Deus mostrava para eles que eles eram escravos do medo da liberdade. Prefeririam a opressão da escravatura do que o desafio de alçar vôo para a liberdade. Você tem medo de confiar em Deus? Prefere seus próprios meios?Na liberdade Deus trata do seu povo diariamente. A mais difícil descoberta acerca da vida abundante é esta: viver um dia de cada vez e receber graça renovada do Senhor a cada dia. Deus, em sua bondade, dispôs a vida em compartimentos diários, de modo que podemos viver o presente com o poder da sua presença. O povo no deserto aprendeu a respeito da graça ilimitada para satisfazer às necessidades diárias.
O Modo do ser humano viver bem é viver o dia-a-dia. Não temos capacidade de controlar o passado ou o futuro. Não somos deuses (isto era o que Adão queria!). O maná fere nosso orgulho! Quando o povo viu uma camada fina, como geada, clamou: Manhu!, que significa: quê é isto? Daí o nome Maná.. quando eles o provaram, tinha gosto de mel ou óleo fresco. Descobriram que podiam moê-lo, soca-lo, e depois de cozido, transforma-lo em bolos. Com o maná, o Senhor proveria diariamente. Eles teriam que aprender a viver com a bênção renovada a cada dia. Há graça renovada para cada novo dia. À Medida que o Senhor nos concede o dia, Ele nos mostra o caminho.
A Provisão
Êxodo 16.12-13: Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel. Fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus. 13 E aconteceu que à tarde subiram codornizes, e cobriram o arraial; e pela manhã jazia o orvalho ao redor do arraial.Deus foi cuidadoso em seu milagre. As pesquisas sobre os hábitos migratórios das codornizes no Oriente Médio tornam o milagre da provisão bem mais emocionante. A cada outono os pássaros voam da Europa Central para a Turquia, onde se preparam para a travessia do Mediterrâneo. Atravessam o mar com um único vôo. Ao se aproximarem da terra, eles diminuem a altitude, mas mantém a velocidade. Tão logo alcançam o litoral, pousam exaustos e completamente esgotados. Por horas ficam sem se mover, enquanto recuperam as forças. Durante anos os beduínos que viviam ali recolhiam presa fácil. O fato emocionante é que essas aves voaram mais longe, onde estavam os hebreus, no deserto do Sinai. Como foi que elas continuaram a voar até ali? Puro milagre! (Senhor do Impossível – Cap. 6 p.75)
Viver Confiando
Esta é uma questão de OBEDIÊNCIA. Por incrível que pareça, crer nos cuidados de Deus diariamente é um princípio. Deus provou o seu povo dando cuidados diários.Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
Êx 16.4
A falta de fé tem memória curta. O medo do futuro produz esquecimento fácil das bênçãos passadas. O medo do futuro é uma prisão. Por que é que a gente se apavora?Mas sempre existem os desobedientes, apavorados como nós!Êxodo 16.19-20 E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. 20 Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.No caso do sábado também alguns desobedeceram: vv 25-27: Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo. 26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.27 E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
Desafio
Você é aprisionado pelo medo do futuro? Vive angustiado reclamando daquilo que não tem? Se tornou um avarento porque tem medo de ficar na miséria (mais do que já está!)?Ser cristão é confiar inteiramente na provisão diária do Senhor para as nossas vidas! Deste modo experimentaremos os milagres de Deus diariamente.Não precisamos de dinheiro, segurança, pessoas, saúde. Precisamos de Deus!
Shalom