Páginas

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Quando a Luz é escuridão


Introduzindo
Você sabe o que é Nictofobia?
Nictofobia consiste no medo do escuro ou da noite. Comum em crianças, um pouco mais raro em adultos, geralmente é causado pelo fato de que a pessoa não pode ver no escuro e ela teme o que não pode ver. E, em lugares mal iluminados, as coisas parecem ser o que não são. Mesmo a ciência afirmando que o medo é irracional e o que se teme não é real, não alivia o pânico.


Desenvonvendo
Jesus disse no evangelho de João, por diversas vezes que é a LUZ DO MUNDO (João 1.5,9; 3.19; 8.12; 9.5). ele veio tirar as trevas das nossas vidas, mas não as trevas circunstanciais, mas as espirituais.
O contraste é que muita gente que tem nictofobia, não se importa com as trevas espirituais. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. João 3:19.
Vamos observar bem o milagre feito por Jesus no ápice da sua pregação sobre a luz do mundo.

O MILAGRE
João
9.1   Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença.

9.2   E os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?

9.3   Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus.

9.4   É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

9.5   Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

9.6   Dito isso, cuspiu na terra e, tendo feito lodo com a saliva, aplicou-o aos olhos do cego,

9.7   dizendo-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele foi, lavou-se e voltou vendo.

9.8   Então, os vizinhos e os que dantes o conheciam de vista, como mendigo, perguntavam: Não é este o que estava assentado pedindo esmolas?

9.9   Uns diziam: É ele. Outros: Não, mas se parece com ele. Ele mesmo, porém, dizia: Sou eu.

9.10   Perguntaram-lhe, pois: Como te foram abertos os olhos?

9.11   Respondeu ele: O homem chamado Jesus fez lodo, untou-me os olhos e disse-me: Vai ao tanque de Siloé e lava-te. Então, fui, lavei-me e estou vendo.

9.12   Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.


O EVANGELISTA
9.25   Ele retrucou: Se é pecador, não sei; uma coisa sei: eu era cego e agora vejo.

9.26   Perguntaram-lhe, pois: Que te fez ele? como te abriu os olhos?

9.27   Ele lhes respondeu: Já vo-lo disse, e não atendestes; por que quereis ouvir outra vez? Porventura, quereis vós também tornar-vos seus discípulos?

9.28   Então, o injuriaram e lhe disseram: Discípulo dele és tu; mas nós somos discípulos de Moisés.

9.29   Sabemos que Deus falou a Moisés; mas este nem sabemos donde é.

9.30   Respondeu-lhes o homem: Nisto é de estranhar que vós não saibais donde ele é, e, contudo, me abriu os olhos.
9.31   Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende.

9.32   Desde que há mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos a um cego de nascença.

9.33   Se este homem não fosse de Deus, nada poderia ter feito.

9.34   Mas eles retrucaram: Tu és nascido todo em pecado e nos ensinas a nós? E o expulsaram.


A CONVERSÃO
9.35   Ouvindo Jesus que o tinham expulsado, encontrando-o, lhe perguntou: Crês tu no Filho do Homem?

9.36   Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia?

9.37   E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo.

9.38   Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.


Tem gente que conhece só a luz do dia, dos piscas de enfeites, mas estão em trevas. Ao curar o cego de nascença, Jesus deu-lhe a visão da luz do dia, mas somente no momento da revelação de Jesus como Filho do Homem é que este pode ver a luz da vida. 

Cuidado com o Engano
“Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:23).

Quando a luz em nós são trevas?
- quando os milagres não nos transformam
João 2.24   mas o próprio Jesus não se confiava a eles, porque os conhecia a todos.

- quando não desistimos de nós mesmos e deixamos Cristo viver em nós
Gálatas 2.20   logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

- quando nosso prazer é só comida e bebida
Romanos 14.17   Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

- quando as preocupações nos consomem
1 Pedro 5.7   lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

- quando não há o Novo Nascimento
João
9.39   Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.

9.40   Alguns dentre os fariseus que estavam perto dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos?

9.41   Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado.



Desafiando ao discipulado
O grande convite do Natal é para abrirmos nossos corações ao Salvador que veio acabar com as nossas trevas. Jesus disse: “Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz […] Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (João 12:36,46).
O caminho para sairmos da nossa noite espiritual é caminhar com Ele na luz.

Nenhum comentário: