Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2019

Artigo na ultima voz missionária

A ARMADILHA DA MENTE
E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. Mateus 6.27

Uma revista semanal trouxe uma reportagem no começo deste ano acerca dos 18,6 milhões de pessoas no Brasil que sofrem com a ansiedade. Os internamentos relacionados à saúde mental, saltou de 32 mil para 77 mil em cinco anos, e o INSS concedeu 12% a mais de licenças para tratamento mental do que em 2017.
Ansiedade e angústia são termos equivalentes no latim, e ali o entendimento é de que as pessoas que sofrem desse mal experimentam um medo desproporcional ao antecipar uma situação futura que lhes parece arriscada ou incerta. Acontece quando a pessoa se prepara para reagir ao risco mesmo quando não há nenhum, tornando-se seu comportamento padrão, deixando-a em constante estado de alerta. No organismo, as glândulas adrenais passam então a produzir e liberar os hormônios do estresse (adrenalina e cortisol), que aceleram o batimento cardíaco, dilatam as pupilas, aumentam a sudorese e os níveis de açúcar no sangue, reduzem a digestão. Não há orgaismo que aguente esse estado permanente.

Uma Vida Centrada
Combater a ansiedade demanda uma boa concentração no presente. A vida é feita de momentos. Deus mandou o maná para o povo viver cada dia suprido com alimento do céu. Lembro-me de que os alcoólicos anônimos têm um ditado: um dia de cada vez. O cristão também: o pão nosso de cada dia.
Um Pastor amigo costuma afirmar: depressão é excesso de passado; estresse é excesso de presente e ansiedade é excesso de futuro. O depressivo fica doente por não se livrar do pensamento fixo no passado; o estressado não consegue administrar o tempo e o ansioso vive no futuro. Aproveitar o aqui e agora é uma terapia a ser vivida. Faça o seu dia valer a pena. Não perca tempo com melindres e preocupações, pois o foco obsessivo causa calcificações dos pensamentos. Um ditado popular diz que você não pode impedir um passarinho voar sobre sua cabeça, mas pode impedi-lo de fazer ninho? É mais ou menos por aí.

Preso ao Passado
Muitas pessoas não conseguem viver o presente porque ficaram presas ao passado. Mágoas, dissabores, traumas e desilusões… Coisas negativas que marcaram as suas vidas e que fazem sangrar o coração.
Situações negativas realmente afetam a nossa capacidade de viver, pois nossas emoções, mente e relacionamentos ficam comprometidos. Pode ter acontecido na infância com maus tratos ou negligência dos pais; experiências negativas no relacionamento com colegas da escola ou erros e fracassos que saíram do controle e podem trazer uma culpa atormentadora.
Por outro lado, ter vivido experiências positivas que não se repetem podem paralisar de igual modo. Há pessoas que viveram experiências tão positivas no passado, que não querem sair daquela máquina do tempo imaginária. Vivem um presente saudosista, sempre a desejar que o tempo volte atrás: ou porque já não têm o emprego que tinham; porque já não têm os filhos em casa; porque o cônjuge já faleceu, porque nunca mais vai ter uma igreja boa como aquela... Sua maior alegria ficou no passado e não sentem satisfação no presente, nem esperança no futuro.
A Bíblia diz “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” Isaías 43:18,19. A razão pela qual precisamos esquecer as coisas passadas, é porque não teremos disposição de abraçar novas oportunidades enquanto estivermos ancorados às velhas experiências.

O Presente é um presente
O estresse é o excesso de presente. A ansiedade nos impede de manter uma rotina de pausas estratégicas para o descanso da alma, já que estamos muito preocupados em acumular. Muitos só se sentirão felizes com grandes depósitos de dinheiro; outros, quando pagarem suas dívidas; outros quando se casarem com a pessoa perfeita. Porém, quanto mais cavam, mais desejam cavar, sem nunca encontrar o fundo. Querem ser felizes no futuro, sem desfrutarem do presente.
Phillip Yancey cita em seu livro o Jesus que nunca conheci da companhia que fez durante algum tempo num hospital a um grupo de doentes terminais. O lema deles era: “valorize o dia de hoje”. Ele conta do que aprendeu com pessoas que só tinham aquele dia para viver e o vivia avidamente, saboreando cada minuto. Não havia espaço para superficialidades nem gente ensimesmada. Uma frase de desenho animado ficou célebre: O ontem é história, o amanhã um mistério! E o hoje é uma dádiva. Por isso o chamamos de presente.
Lembro-me de um poema que me deram uma vez: “Eu estava a lamentar o passado e a temer o futuro. De súbito, meu Senhor falou: “MEU NOME É EU SOU”. Ele pausou. Esperei. Ele continuou: quando estiver vivendo no passado, com seus erros e lamentações, é difícil. Não estou ali. Meu nome não é “eu era”. Quando estiver vivendo no futuro, com seus problemas e temores, é difícil. Eu não estou ali. Meu nome não é “eu serei”. Mas quando viver neste momento, será mais fácil, eu estou ali. Meu nome é “Eu Sou.”

Ansioso quanto ao Futuro
As pessoas vivem muito ansiosas e preocupadas em relação ao futuro, pois temem a falta do conforto que vivem agora. Alguém disse com propriedade: “A preocupação com o passado rouba-nos metade do presente; a preocupação com o futuro rouba-nos a outra metade”.
Deus tem um plano e um propósito fantástico para a nossa vida. Seguindo sua direção podemos ter um futuro brilhante. Não significa necessariamente um caminho sem dificuldades, mas Ele promete estar conosco em cada situação e sobre cada desafio. Por isso Ele não revela tudo para nós, mas tem a revelação diária, pois não suportaríamos tanta expectativa.

O que fazer
John Wesley dizia que “embora eu seja sempre rápido não sou apressado”. A vida é curta demais para tentarmos fazer tudo aquilo que nos agrada, mas longa o bastante para que possamos fazer as coisas que Deus quer que façamos. Para se ter uma vida com as proporções da eternidade, é preciso viver o nosso tempo com a perspectiva da paciência. Se você gastar a maior parte do seu tempo sonhando com o dia de amanhã e se lamentando dos acontecimentos ocorridos ontem, nenhum tempo sobrará para você fazer algo hoje.
A alegria da vida vem em se viver momentos importantes que produzimos diariamente: parar para orar; tomar aquele cafezinho com amigos, aquele banho de sol que nos anima; fazer um churrasco com chimarrão e fazer como os felinos: tirar pequenos momentos de descanso, afinal Deus dá aos seus até enquanto dormem. Ah, e não se esqueça de desligar o celular. O mundo continuará sem você nor-mal-men-te!

Pr. Fábio Alcântara
Igreja Metodista Central em Curitiba.

Nenhum comentário: