Páginas

domingo, 11 de outubro de 2020

Mais lições THE CROWN

 


T1: E2

II

Filosofar

"É melhor ser paciente e obter o que deseja na hora certa do que obter um alto cargo empurrado a você quando não está pronto". Conselho do Rei ao missivista que insistia em o atormentar ao invés de dar uns tiros nos bichos. Ele falava por experiência própria ao se tornar rei subitamente com a abdicação do irmão.

 Não complicar

Quando Elizabeth sabe da morte do pai, pediram para escolher um nome. Como se sabe, reis e rainhas escolhem nomes reais que não são os de nascimento. Ela se pergunta o que seu nome tem de errado. Em meio às explicações do conservo, desiste. "Não vamos complicar as coisas. Será Elizabeth mesmo".

 LIÇÃO:

Temos de resistir às complicações. Muitos fazem realmente uma tempestade do que poderia ser um chuvisco. Complicam o incomplicável. Travam guerras desnecessárias e dolorosas. Mas no que depender de nós, sejamos simplificados. "Vida longa à rainha Elizabeth ", conclama o conservo!


DECEPÇÕES

A esposa de Churchill comenta sobre a traição de Anthony. "Impossível", diz ele, "eu o ensinei tudo o que sabe". A esposa claramente não queria inflamá-lo nos ânimos e disfarça. Sábia mulher!

Admirar as pessoas:

É melhor no cinema

É melhor na TV

É melhor nos livros

É melhor nas assinaturas dos quadros

É melhor no púlpito

É melhor a 5 metros.

 Por isso muitos admiram os de fora e acham a gente de segunda categoria. Porque comemos sal juntos. Proximidade gera decepção. Então precisamos conhecer e ter compaixão uns dos outros.

 Nada como o poder e o aplauso. Anthony aceita de bom grado a brincadeira de sentar-se à cadeira do prime minister! Para depois amargar!

Nenhum comentário: