Páginas

domingo, 31 de dezembro de 2006

Se eu O buscar... Mas se O deixar...

Neste começo de 2007... quero mais o Senhor!

Deus não é difícil! Mesmo sendo alto demais, majestoso demais, santo demais, glorioso demais, poderoso demais, temível demais.

Deus não se esconde! Ele se deixa achar, se deixa encontrar. Está escrito com muita clareza: "Se [vocês] o buscarem, ele deixará que o encontrem" (2 Cr 15.2).

Talvez seja uma novidade para muita gente, talvez seja um segredo ainda não descoberto, mas, de fato, Deus é acessível! Em qualquer lugar, qualquer ocasião, em qualquer circunstância. A porta dos céus está sempre aberta. Não há necessidade de credencial, de carta de apresentação, de salvo conduto, de passaporte, de intermediários. A única dificuldade é a falta de interesse, a falta de iniciativa, a falta de vontade, a falta de coragem, a falta de sinceridade.

O mesmo texto que ousa afirmar que Deus não é difícil encoraja a iniciativa, a quebra de gelo, a busca, a procura. Numa linguagem sem rodeios o contrário de busca é abandono. Daí a clareza do texto: "Se [vocês] o buscarem, ele deixará que o encontrem, mas, se o abandonarem, ele os abandonará" (2 Cr 15.2). O verbo buscar, no sentido de correr atrás de Deus, aparece cinco vezes nesse capítulo (15.2, 4, 12, 13, 15) e em várias outras passagens das Escrituras. Uma das mais conhecidas é esta: "Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto" (Is 55.6).

Na época do rei Asa (906–878 a.C.), bisneto de Salomão, os israelitas "fizeram um acordo de todo o coração e de toda a alma de buscar o Senhor, o Deus dos seus antepassados". E, de fato, "eles buscaram a Deus com a melhor disposição; ele deixou que o encontrassem e lhes concedeu paz em suas fronteiras" (2 Cr 15.12, 15). Uma das características de Josafá (877–853 a.C.), filho de Asa, é que ele soube buscar o Senhor de todo o coração (2 Cr 17.4; 19.3; 22.9).

Mesmo sendo uma rotina que se celebra de doze em doze meses, a entrada de um novo ano sempre traz em seu bojo um desafio novo ou a renovação do desafio não alcançado no ano anterior. A firme decisão de buscar o Senhor "com a melhor disposição" poderá tornar 2007 o melhor ano de nossas vidas! Vamos enfiar dentro da cabeça e do coração que Deus não é difícil!

Nenhum comentário: