TExto: Josué 9
Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao SENHOR. Josué concedeu-lhes paz e fez com eles a aliança de lhes conservar a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento. Ao cabo de três dias, depois de terem feito a aliança com eles, ouviram que eram seus vizinhos e que moravam no meio deles. VS 14-16
Qual a última vez que você “quebrou a cara?”
Ruth Paxson, missionária na China, conta sobre uma mulher que, na Finlândia, embarcou no mesmo trem que ela. O primeiro aspecto que a senhorita Paxson notou foi seu radiante semblante feliz. A senhorita Paxson também observou que a mulher não tinha a Mão direita e que em seu lugar havia um gancho de aço.
Durante a conversa, a senhorita Paxson ficou sabendo que a mulher havia sido missionária na Índia onde cantraíra uma doença nos pulmões. Por essa razão a missionária foi enviada de volta ao seu País, sem esperança de vida. Ao retornar à Finlândia, adquiriu uma fazenda.
Certo dia, enquanto trabalhava com a debulhadora, sua mão direita foi decepada. Continuando a conversa, ela contou à senhorita Paxson: “quando minha mão foi cortada, imediatamente olhei para meu Senhor e disse: Senhor que queres que eu faça, pois não tenho minha mão direita! Qual é a obra? Não estou perguntando “por quê”, mas “o quê”!
Sem esmorecer por causa da sua limitação, Deus lhe dera o encargo de transformar sua fazenda em uma casa para cristãos idosos – e dessa forma trazer benção para muitos nos seus últimos dias.
Quando adversidades como essa acontecem, quão rapidamente o inimigo entra em cena e sussurra: “o Senhor está contra você! Certamente essa não é a vida que o Senhor lhe prometeu”. Se não tomarmos cuidado, acabaremos aceitando a seguinte acusação: “o Senhor é um mestre muito severo. A vida com Ele não é tudo aquilo que deveria ser. O seu Deus lhe enganou!”
Desenvolvimento
O Povo de Israel tinha experimentado tanta provisão de Deus que começaram a ficar independentes Dele.
Os Gibeonitas amarraram o povo de Deus quando estavam despreparados. Com medo, se aproximaram e os fizeram prometer que jamais iriam atacá-los. Isso foi um laço para Josué, pois fora obrigado a suportá-los para sempre, mesmo transformando-os em cortadores de lenha e escravos! Porém, poderia ter sido diferente.
Josué 9
Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao SENHOR. Josué concedeu-lhes paz e fez com eles a aliança de lhes conservar a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento. Ao cabo de três dias, depois de terem feito a aliança com eles, ouviram que eram seus vizinhos e que moravam no meio deles. VS 14-16
Chega um momento que nossa capacidade toma conta e passamos a agir por si mesmos. São nesses momentos que os nossos inimigos nos pegam: quando estamos despreparados espiritualmente.
Precisamos crescer na fé e conhecer ao nosso Pai. Deus nos chama a isso.
Para não cairmos em ciladas, a Palavra nos ensina a:
Lucas 12.39 Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse a que hora havia de vir o ladrão, [vigiaria e] não deixaria arrombar a sua casa.
Marcos 14.38 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
Quando oramos ficamos atentos e vigilantes. Pedir conselhos ao Senhor sobre todas as decisões nos poupam muito sofrimento.
Muita coisa seria diferente em nossa vida se antes o Senhor nos tivesse encontrado de joelhos pedindo e clamando seus conselhos. A pressa e a ansiedade nos faz errar sem parar. Mas a vida com Jesus nos ensina a orar por todas as coisas. (Filipenses 4.6ss)
Mateus 22.29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
1 João 4.1 Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.
Sinceramente, 99 por cento das palavras que nos chegam como ditas “pelo Senhor” partem de corações cheios de boa vontade mas de pouco discernimento. O Senhor não sai por aí falando a todo mundo. Ele tem os Seus critérios, e em 100 por cento parte da Sua Palavra, deixada para nossa segurança.
1.1 Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
1.2 nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
Mas também não seja mal educado e mal agradecido. Nem cético às coisas espirituais, beirando a incredulidade, pois Deus fala através das pessoas. Pouco,para nossa segurança, mas fala.
Aquela mulher que a missionária conheceu procurou conhecer a vontade de Deus
Não negamos que as adversidades, perseguições e sofrimentos acometem tantos cristãos quanto as demais pessoas no mundo, mas isso não significa que o Senhor esteja contra nós. Precisamos compreender a advertência de Oswald Chambers: “a raiz dos males é a suspeita de que Deus não é bom”.
Lembre-se que ainda que Deus não tenha lhe enviado certa situação, Ele a usará a fim de ajudá-lo a conhecê-Lo. Portanto, não perguntemos o “por quê”. o que poderia ser mais importante do que conhecê-Lo?
╬