Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Mais uma parte da parabola do semeador


A sementes que caiu sobre pedras

As sementes que foram semeadas onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a aceitam logo com alegria, mas duram pouco porque não têm raiz. E, quando por causa da mensagem chegam os sofrimentos e as perseguições, elas logo abandonam a sua fé. (20-21)

A raiz se adquire com oração e disciplina para conhecer a Palavra de Deus, ir aos cultos, às células e ler a Bíblia. Sem raiz, qualquer problema e perseguição são suficientes para fazer a pessoa desistir de tudo e nadar com a correnteza do mundo.

 A palavra “logo” (aceitam logo) é importante. A pessoa não considera, não avalia.

É o evangelho da emoção pura. Talvez pela música, coisas legais que o grupo oferece, templo confortável.

Muitos viram até crentes, mas não viram filhos de Deus.

Ficam magoados, brigam, depois arrumam confusão e abrem logo uma outra arapuca.

São emotivos e imediatistas que vivem no calor do momento. Se alegram noculto e logo voltam ao estado de tristeza.

Quando aparecem os problemas, logo caem perante eles.


II- O SOLO PEDREGOSO NÃO COMPREENDE O SOFRIMENTO

 1 Pedro 4.12

Meus queridos amigos, não fiquem admirados com a dura prova de aflição pela qual vocês estão passando, como se alguma coisa fora do comum estivesse acontecendo a vocês.

O sofrimento faz parte de todos os viventes desta terra e a Bíblia nem de longe afirma o contrário. Não devemos estranhar o emaranhado de situações que nos levam a sofrer. Todos estamos no mesmo barco.

Helbert Hubbard afirmava: “Devemos nos pasmar quando virmos os cristãos falando em terra prometida sem terem passado pelo deserto. A grande surpresa fica por conta daqueles que querem viver a vida de fé sem o sufoco das provações”.

 Deus não examinará você procurando medalhas, diplomas ou certificados, mas cicatrizes, afirmavam os santos do passado.

George Whitfield era convicto quando afirmava: “enquanto viver deste lado da eternidade, jamais esperarei ficar livre das tribulações – só espero que elas variem um pouco! Assim sempre ficarei curado do orgulho do meu coração”.

 Perseguições e sofrimentos sempre existirão. Como podemos não sofrer se fazemos parte de um emaranhado de relações interpessoais onde sempre haverá um irmão perto sofrendo? Como não sofrer junto?

O segredo é saber onde nossos  olhos estão postos, pois quando os sofrimentos vierem bater à nossa porta, pedimos a Jesus para abri-la.

 Você está passando por sofrimento? Agora é o momento de verificar se sua fé tem raiz. Não deixe esse inimigo roubar a boa semente.

 A Bíblia afirma:

Portanto, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela.

 Fiel é nosso Pai. A fidelidade surge no momento em que precisamos experimentá-la.

 IV – Se seu coração está pedregoso é hora de preparar a terra

 O coração pedregoso não tem futuro no Reino de Deus.

Entao é hora de pedir ao Espírito Santo que nos ajude na caminhada.

O sofrimento e perseguição são inimigos da fé cuja vida não tem raiz. A Biblia mostra algumas atitudes que nos ajudam, a vencer o solo pedregoso.

 1 Tessalonicenses 5.14-23

14Pedimos a vocês, irmãos, que aconselhem com firmeza os preguiçosos, deem coragem aos tímidos, ajudem os fracos na fé e tenham paciência com todos.

15Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé.

16Estejam sempre alegres,

17orem sempre

18e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.

19Não atrapalhem a ação do Espírito Santo.

20Não desprezem as profecias. 21Examinem tudo, fiquem com o que é bom

22e evitem todo tipo de mal.

23Que Deus, que nos dá a paz, faça com que vocês sejam completamente dedicados a ele. E que ele conserve o espírito, a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier o nosso Senhor Jesus Cristo.

24Aquele que os chama é fiel e fará isso.

Assim, como diz Paulo o apóstolo, precisamos ser proativos. A preguiça e a falta de disciplina não deixa a semente criar raiz diante dos sofrimentos.

 Filipenses 2.12

De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;

NOSSO DESAFIO

Se você está passando por provações. Vamos orar para que as raízes se desenvolvam em direção a Cristo, para que nossa semente não seja roubada.

 Pr Fabio Alcantara

Nenhum comentário: