segunda-feira, 25 de abril de 2016

Notas da pregação de Domingo, 24


DILEMAS DA PROSPERIDADE VERDADEIRA



A AUTOSSUFICIENCIA

Marcos 10 - O jovem rico

17 E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. 19 Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. 20 Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude.



A Autossuficiencia sempre foi um problema para a arquitetura da salvação.

Jesus lida aqui com pessoas que tem incubado o gene do pecado que sempre foi o desprezo pela dependência de Deus.

É mais fácil salvar uma pessoa de má fama declarada do que uma de má fama enrustida.

Esses dizem: eu faço por merecer e n ã sou igual a esses que para nada prestam. Enquanto que aqueles dizem: para mim não tem mais jeito. Só Deus mesmo!

Os religiosos se apegam  na tradição  e fazem dos mandamentos e ritos um alicerce para a consciência. É mais fácil fazer força e cumprir obrigações do que deixar-se convertido pela suficiência do evangelho da cruz de Cristo.

Seus pecados são sublimados depois por alguma penitencia. Os dias der carnaval são compensados depois por 40 dias de castigo.

“sabes os mandamentos”, disse Jesus. Vai em frente!



Tiago 2.10

Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.





A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO

21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. 23 Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24 Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é {PARA OS QUE VIVEM ANDANDO CONFIANDO EM SI MEMSOS} [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.



Quão diferente de nós foi Jesus. Se fosse eu, já abriria uma série de exceções.

Nossas exceções mandam as pessoas pro inferno. Mas Jesus AMOU-O e endureceu a exigência.

Não podem entrar no Reino de Deus os que pensam que podem misturar o mundo e sua lógica satânica à santidade da Trindade.

O ser humano vive dando jeitinhos para validar o mundanismo nas suas vidas.  O problema do homem rico que fechou a cara para Jesus e saiu triste era que o servilismo e seu comprometimento com a lógica deste mundo não poderia ser separadas.

Não era o dinheiro em si, mas a avareza.

Paulo dizia a Timóteo:

Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição. (1 Timóteo 6.9)



1 Coríntios 5.10

Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo.



Uma das exigências para qualificar os ajudantes de Moises foi que esses homens não deveriam ser avarentos.

Êxodo 18.21

Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez;





A IMPOSSIBILIDADE HUMANA E A POSSIBILIDADE DIVINA

26 Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? 27 Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.



Qual pessoa pode tirar essa casca grudada com resina por si mesma? Ninguém. Assim como uma planta não pode sair da terra a não ser que seja retirada, também o ser humano não pode desvencilhar-se da escravidão do mundo e seus desejos pecaminosos, a não ser que seja retirado por Deus.

Não é possível ao homem ser salvo. Não há condições alguma para isto. Não temos poder e nem crédito.



Efésios 1.6-7

...para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,





A PROSPERIDADE VERDADEIRA

28 Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. 29 Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, 30 que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. 31 Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros.



Nosso grande conflito é o mesmo de Pedro. E nós que não fazemos o que todo mundo faz, vamos ganhar o que com isto?

Aí é que você poderia visualizar Jesus te dizendo: é que você não viu o fim deles.
Aquele que se compromete com Jesus jamais será decepcionado.

Graça e paz.

Nenhum comentário: