sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Notas de estudo ministrado


O CANDELABRO DE OURO

Êxodo 25.31-40; 27.20-21




O candelabro

O candelabro tinha lamparinas e não velas. Velas queimam rapidamente e lamparinas ficam acesas mantidas com óleo. A igreja deve ser como uma candeia, espalhando fortemente a luz divina através do contínuo abastecimento do óleo do Espirito Santo.

 

O candelabro foi feita em uma única peça de ouro, mostrando inteireza e unidade

 

Faça candelabro de ouro batido

Quando o ouro sai da terra ela e feio e não atrai. Seu processo de purificação é trabalhoso. Assim também é a igreja que quando é provada pelos sofrimentos e tribulações fica purificada.

O candelabro

Êx 25.31-36

31 Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. 32 Seis hásteas sairão dos seus lados: três de um lado e três do outro. 33 Numa hástea, haverá três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e três cálices, com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor; assim serão as seis hásteas que saem do candelabro. 34 Mas no candelabro mesmo haverá quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores. 35 Haverá uma maçaneta sob duas hásteas que saem dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hásteas que saem dele; e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hásteas que saem dele; assim se fará com as seis hásteas que saem do candelabro.

36 As suas maçanetas e as suas hásteas serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.

 

O pedestal e os braços simbolizam a cruz de Cristo.

Tambem tem a revelação da “videira e os ramos” de João 15.

Amêndoas e as flores

A amendoeira é a primeira arvore a brotar na palestina. A cada ano ela traz a mensagem da vida vencendo a morte.

33 Numa hástea, haverá três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor;

Aqui nos é lembrada a vara de Arão que floresceu. Vimos que a vara de Arão brotou, floresceu e produziu o fruto da amêndoa (Nm 17.8).

A amendoeira é um símbolo da ressurreição. Como este foi o fruto que brotou da vara de Arão, podemos ver claramente que Jesus Cristo é tipificado na vara.

 

 

O ÓLEO PARA O CANDELABRO

O azeite para o candelabro

Êx 27.20-21

20 Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira, batido, para o candelabro, para que haja lâmpada acesa continuamente.

21 Na tenda da congregação fora do véu, que está diante do Testemunho, Arão e seus filhos a conservarão em ordem, desde a tarde até pela manhã, perante o SENHOR; estatuto perpétuo será este a favor dos filhos de Israel pelas suas gerações.

 

Deus instruiu a usar azeite de oliva puro, batido para manter a luz acesa.

Jesus cumpriu esse simbolismo em seu sofrimento antes da cruz. “Getsêmani” significa “azeite” ou “oliva espremida”.  Jesus se tornou fruto da oliveira, espremido e esmagado pelo sofrimento.

Para as lâmpadas não se apagarem era preciso continuo suprimento do azeite. Na igreja tambem, é preciso o contínuo provisionamento de Cristo em nossas vidas.

Era abastecido ao entardecer e ao amanhecer. Assim deve ser a nossa vida com Cristo.

É função do sacerdote:

- aparar os pavios, retirando a parte queimada

- manter o suprimento de azeite pela manha e a noite.

 

É ministério de Jesus Cristo aparar nossos pavios queimados para nos tratar e nos aperfeiçoar.

 

Vejamos os versos:

João 8.12

Jesus, a luz do mundo

12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

 

 

Mateus 5.14-16

Os discípulos, a luz do mundo

14  Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

 

Efésios 5.8-9

Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz
(porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade),

 

 

 

DESAFIO

Está queimando o candelabro na tua vida todos os dias?

(Admiramos ministros de louvor como Ana Valadão, Aline Barros, Ludmila, mas temos as mesmas oportunidades do que elas!)

Nenhum comentário: