Páginas

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Mensagem de Domingo pela manhã (29/07)




Andeis

Portanto, como prisioneiro do Senhor, rogo-vos que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor... (Efésios 4.1.2)



Efésios é um livro que trata de fatos relevantes da nossa espiritualidade:

A- A doutrina (capítulos 1 a 3); 1. Nossa posição em Cristo (1.1-3.21);

B. Prática (Capítulos 4 a 6); 2. Nossa vida no mundo (4.1-6:9); 3. Nossa atitude com relação ao inimigo (6.10-24)



Na primeira seção da carta notamos a palavra assentar (2.6), a palavra-chave dessa seção, o segredo da verdadeira experiência cristã.

Na segunda parte, selecionamos a palavra andeis (4.1), a qual exprime nossa vida neste mundo, assunto dessa seção. Somos desafiados aqui a demonstrar nossa conduta cristã, nosso comportamento coerente com tão elevada vocação.

Finalmente, na terceira seção, encontramos a chave de nossa atitude perante nosso inimigo, a qual está contida na palavra firmes (6.11). Assim é que temos, então:

1. Nossa posição em Cristo - assentar (2.6)

2. Nossa vida no mundo - andeis (4.1)

3. Nossa atitude para com o inimigo - firmes (6.11)

A vida do crente sempre apresenta estes três aspectos.



No estudo anterior, procuramos mostrar que a vida cristã não se inicia com o andar, mas com o assentar. O Senhor Jesus fez tudo por nós, e nossa necessidade agora é de descanso confiante nele. O Senhor está assentado em seu trono, e somos conduzidos pelo seu poder. Toda experiência espiritual verdadeira, santificadora, começa nesse descanso.

Se por um lado a Palavra de Deus nos faz descansar para receber poder para viver, sem o qual a vida cristã se torna um fardo pior do aquele que pretendíamos deixar, por outro ela nos manda “andar”, pois agora esse andar está repleto da disposição que vem emanado do trono da graça. Não mais por obrigação, mas por alegria.

Mas a vida cristã não termina aqui. Embora comece no processo de assentar, esse assentar sempre é seguido do andar. Só depois de havermos assentado de verdade, e havermos descoberto nossa força no ato de assentar, é que de fato podemos começar a andar. O assentar representa nossa posição em Cristo, no céu. O andar em Cristo representa nosso desempenho dessa posição divina aqui na terra.

Podemos, portanto, perguntar-nos: o que Efésios tem a dizer-nos a respeito de nosso andar? Portanto, digo isto... que não andeis mais como andam os outros gentios, na vaidade, do seu pensamento... e vos renoveis no espírito do vosso entendimento. Efésios 4.17,23. A palavra "andar" é usada oito vezes em Efésios. Significa literalmente "andar ao redor", sendo usada aqui de modo figurado por Paulo, para significar "transportar-se a si próprio", "ordenar a alguém seu próprio comportamento". Tal sentido traz imediatamente diante de nós o assunto da conduta cristã, de que a segunda parte da carta trata com profundidade.

A Bíblia prossegue, à luz de nossa vocação celestial, a desafiar-nos no campo de nossos relacionamentos, quando os crentes se relacionam com vizinhos, maridos e esposas, quando nos relacionamos com pais e filhos, com patrões e empregados — tudo isso da forma mais real possível.

A Bíblia diz para andarmos em amor. Andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós. Efésios 5.2. É verdade que somos um povo celestial, mas de nada adianta falar muito do céu distante. Se não trouxermos o céu ao nosso lar ao nosso local de trabalho, à escola e à nossa cozinha, e ali o praticarmos, o céu não terá o menor sentido. Veja no campo dos relacionamentos Cristãos, como os mandamentos de Deus desta seção à nossa frente são diretos e objetivos. Rogo-vos que andeis ... com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor." "Deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo." "Irai-vos e não pequeis." "Aquele que furtava, não furte mais". "Toda a amargura... e toda malícia sejam tiradas de entre vós". "Sede uns para com os outros benignos... perdoando-vos uns aos outros". "Não provoqueis à ira". "Obedecei". "[Deixai] as ameaças". (Efésios 4)

Um número muito elevado de cristãos tem excelente doutrina, mas suas vidas são uma contradição de tudo. Conhecem muito bem os capítulos 1 a 3 de Efésios, mas não põem em ação os capítulos 4 a 6. Seria melhor não ter doutrina alguma do que viver distoando na música da vida.

Precisamos andar refletindo a luz de Cristo. Andai como filhos da luz... descobrindo o que é agradável ao Senhor. Efésios 5.8, 10. Muitos conhecem a Bíblia de capa a capa, escrevem sobre ela, a até mesmo se tornam militantes do evangelho, mas falta-lhes o principal: a obediência mansa ao Senhorio de Cristo. Quando Deus nos converte, perdemos o direito de vivermos segundo a carne. O cristão anda pelo caminho estreito da obediência. Ele se pergunta sempre: em minha situação, o que diria Jesus? Em meus passos, o que faria Jesus?

OS filhos da luz não se metem em corruptelas baratas. Dizem que toda pessoa tem seu preço, mas isso não se aplica a nós, porque não nos pertencemos a nós mesmos. Porque vocês foram comprados por preço. Agora, pois, glorifiquem a Deus no corpo de vocês. 1 Coríntios 6.20. Só tem preço os que estão disponíveis para o comércio das almas, pois fomos comprados. A coroa posta em nossa cabeça anula os ditames da velha natureza. Pertencemos a alguém.

Fomos chamados para sermos "perfeitos" em amor, demonstrando sua graça. Por isso é que Paulo escreve: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados e andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós" (5.1-2). Mas não conseguimos encontrar em nós mesmos, por natureza, os meios de atender a esse padrão — o andar "como convém a santos". Onde, então, está a resposta para o nosso problema, o das exigências rigorosas de Deus?

Descobrimos o segredo: [Deus] é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera. Efésios 3.20. Numa passagem paralela de Colossenses 1.29, a Bíblia diz: "Para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente". Eis-nos de volta à primeira seção de Efésios. Qual é o segredo da força que move a vida cristã? De onde vem esse poder? O segredo do cristão está em descansar em Cristo, pois Deus nada pede que o que Ele mesmo não financia.

A obra da salvação tem sua iniciativa no coração de Deus e sua execução, na pessoa de Cristo. Todos quantos primeiro se assentar juntamente com Ele poderão andar. No pensamento de Deus, o andar vem depois do assentar, espontaneamente. Nós nos assentamos para sempre com Cristo para que possamos andar continuamente diante das pessoas. Se abandonarmos por um instante nosso lugar de descanso em Cristo, caímos imediatamente e prejudicamos nosso testemunho perante o mundo. Mas enquanto habitarmos em Cristo, nossa posição no Senhor nos assegura o poder de andar dignamente aqui.

Há obras que foram preparadas para nós: Somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2.10. Efetuai a vossa salvação com temor e tremor, escreve Paulo aos Filipenses, pois Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. Efésios 2.12, 13. Como funciona o seu relógio? Será que ele primeiro se movimenta, ou primeiro é movido? É claro que ele funciona porque uma bateria foi instalada nele, que lhe fornece a energia para mover-se. Os relógios antigos precisavam que lhes desse corda, e só depois passavam a trabalhar.

Deus está operando em nós! Aqui está o segredo. Enquanto não permitirmos que Deus opere em nós, é inútil que nós nos dediquemos a efetuar a nossa salvação. Frequentemente tentamos ser humildes e piedosos, sem saber o que significa permitir que Deus opere em nós a humildade e a piedade de Cristo. Tentamos demonstrar amor, mas ao descobrir que não temos amor, pedimos ao Senhor.

Na linguagem de Paulo ele primeiro aprendeu a assentar-se. Encontrou um lugar de descanso em Cristo. O resultado é que andava, não baseado em seus próprios esforços, mas na operação poderosa de Deus dentro dele. Ali estava o segredo de seu poder. Paulo viu-se a si mesmo assentado em Cristo. Por isso, seu comportamento (seu andar) diante das pessoas assumiu o caráter do Cristo que nele habitava. Não é de admirar, pois, que ele ore assim pelos efésios: Cristo habite pela fé nos vossos corações. Efésios 3.17.

Todavia, ainda persiste algo que precisamos acrescentar ao que dissemos acima, quanto ao assunto de nosso andar em Cristo. Esse verbo "andar" tem, como pode parecer óbvio, outro sentido adicional. É palavra que significa primordialmente conduta, ou comportamento, mas também contém a ideia de progresso. "Andar" é "prosseguir", "continuar seguindo", pelo que gostaríamos de elaborar um pouco mais essa questão de nossa jornada na direção de um objetivo. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias sãos maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. Efésios 5.15-17.

A vida cresce e progride. A salvação é um capacete, não uma toca de dormir. Não há entrevados no caminho da santidade. Deus não nos chamou para o imobilismo. Se você cair, não desista: levante-se! Não fomos chamados para sermos espectadores da história, mas agentes do reino de Deus neste mundo. A persistência do cristão é um sinal da maturidade espiritual. Não te ponhas de emboscada, ó perverso, contra a habitação do justo, nem assoles o lugar do seu repouso, porque sete vezes cairá o justo e se levantará... Provérbios 24.15-16. A perseverança é um precioso elemento que favorece o êxito. Se o justo pode cair sete vezes, significa que ele se levanta uma vez mais. Prosseguir sempre na trajetória cristã é a condição marcante de uma real experiência de transformação.

Você tem crescido diariamente? Percebe a cada dia mais as características de Cristo em sua vida? 


Pr Fábio Alcântara

Nenhum comentário: