Páginas

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Carta às Sete Igrejas


O Reino de Deus não é negociável

Apocalipse 2.8-11

 




Carta à igreja em Esmirna


 — Ao anjo da igreja em Esmirna escreva:

“Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver.

 Conheço a tribulação pela qual você está passando, a sua pobreza — embora você seja rico — e a blasfêmia dos que se declaram judeus e não são, sendo, isto sim, sinagoga de Satanás.

10  Não tenha medo das coisas que você vai sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vocês na prisão, para que vocês sejam postos à prova, e passem por uma tribulação de dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

11  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte.’”

NAA



Síntese do livro as coisas:

- as que foram,

-as que são e

- as que hão de vir

Jesus Cristo toma sete igrejas, igrejas importantes da revelação.



Esmirna.

 — Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: “Estas coisas diz o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver.



Significa “mirra”, perfume.

Chamada de “a coroa da Ásia”, foi uma das mais bonitas e um cengtro de ciência e medicina.

Atual Izmir, Turquia.

Esmirna tinha uma intensa lealdade a Roma.



Se a igreja de Éfeso for a era apostólica, Esmirna será o tempo das vis torturas do Império Romano. E o seu nome está vinculado à mirra, uma planta amarga que aponta para as experiências de seus seus sofrimentos amargosos, que vão, mais ou menos, até o IV século.



Não podemos negociar a Palavra de Deus

 Conheço a tribulação pela qual você está passando, a sua pobreza — embora você seja rico — e a blasfêmia dos que se declaram judeus e não são, sendo, isto sim, sinagoga de Satanás.



Embora fossem fisicamente judeus, espiritualmente não eram.

Em Romanos 2.28-29, encontramos:

Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, pelo Espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede de seres humanos, mas de Deus.



Eles se associavam a outros pagãos para matar os cristãos na tentativa de erradicar a fé. Ao rejeitar o Messias, o judaísmo se tornou um instrumento de Satanás tanto quanto o culto ao Imperador.

Tais "sinagogas" foram as escolas projetadas pela religião humanista após o cativeiro do povo judeu na Babilônia. Antes deste período não se conhecia nenhum sistema de ensino judaico tão legalista, cruel e controlador. Quanta gente tem sofrido com o peso pesado da conduta externa extraída pelas tradições, ritos, regras, usos e costumes?

Os maiores perseguidores da autêntica igreja de Cristo sempre foram os falsos irmãos que se infiltram no seio da igreja como se cristãos fossem, e alguns dos maiores crimes contra a humanidade foram executados pela falsa igreja. Acredito que um cristão genuíno possa até se defender em certas circunstâncias, nunca caçar ou perseguir alguém.



Ser fiel nas provas

10  Não tenha medo das coisas que você vai sofrer. Eis que o diabo está para lançar alguns de vocês na prisão, para que vocês sejam postos à prova,



Os cristãos legítimos foram sempre sacos de pancada no cenário das perseguições e tudo indica que não há alternativa na vida cristã autêntica: 

Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3:12.

Por quê? Talvez porque a graça ofenda frontalmente ao mérito, a santidade agrida à hipocrisia e o amor incondicional à troca de favores. O real é que a perseguição persegue os santos.

Por isso, podemos mostrar com equilíbrio o exemplo de Policarpo, um dos discípulos do apóstolo João, escolhido pela graça, quando passou por essa prova de fidelidade como o pastor da igreja de Esmirna, no inicio do II séc. Ele foi queimado vivo, em praça pública, depois de ser exortado a negar a sua fé. Mas tanto o imperativo para ser fiel, como a sua obediência estavam atreladas ao governo Divino, em sua vida.

Como não fora possível desfazer o chamado eficaz, não foi factível fazê-lo retroceder de sua convicção, mesmo sob as ameaças sádicas que culminaram com as chamas cruéis da fogueira ardente, uma vez que Policarpo havia livremente se submetido aos desígnios supremos do conselho da vontade soberana da Trindade.



Os 10 tempos da perseguição que aconteceram

e passem por uma tribulação de dez dias. 10b



Durante o período da igreja de Esmirna, os cristãos foram açoitados com as mais cruéis perseguições.

Jesus, aqui, estava animando a Sua igreja diante das atrocidades que haveria de passar, bem como, mostrando as etapas de sofrimento que ela enfrentaria durante dez estágios de aflições.



A história eclesiástica registra, de fato, que estes fatos assim aconteceram.

“As dez grandes perseguições podem ser relacionadas desta forma:

(a) Sob Nero: 64-68 d. C.

(b) Sob Domiciano: 68-96 d. C.

(c) Sob Trajano: 104-117 d. C.

(d) Sob Aurélio: 161-180 d. C.

(e) Sob Severo: 200-211 d. C.

(f) Sob Máximo: 235-237 d. C.

(g) Sob Décio: 250-253 d. C.

(h) Sob Valeriano: 257-260 d. C.

(i) Sob Aureliano: 270-275 d. C.

(j) Sob Diocleciano: 303-312 d. C.



Durante esse tempo, a matança de cristãos foi tremenda".

Está claro no texto que o diabo é o mentor das tribulações, mas os executores foram os Césares, (Kaiser - no grego é Senhor). Este título para os cristãos era exclusivo de Deus e o único ser humano que poderia recebê-lo seria Jesus Cristo, pois, tendo passado pela morte na cruz, encontrava-se, agora, ressuscitado numa dimensão além da terceira.

Por entender que o único Kaiser é Jesus, a igreja, nessa época, foi punida com castigos severos e encurralada nas catacumbas, vivendo escondida, enquanto se fortalecia na graça do Pai. Nesse endereço do submundo ela teve o seu apogeu de identidade cristã. Nunca o seu odre foi tão adequado como neste contexto de torturas e tormentos.



Almejando a Coroa da vida

Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida. 10c



Foi um tempo de prova. Surgiu uma enxurrada de literatura apócrifa gerando confusão, e, portanto, essa foi uma época importante para a confirmação do Cânon bíblico e para que se lançassem os fundamentos doutrinários da suficiência de Cristo na experiência de todo aquele que viesse a crer por meio das Sagradas Escrituras. Nunca houve um período em que a igreja tenha sido tão atacada como este.

Mas foi nessa época que o Senhor prometeu a coroa da vida a todos aqueles que fossem fieis até a morte; ou seja, quem já morreu com Cristo na cruz não vende a sua alforria por nada deste mundo.

Não é possível alguém ser liberto de verdade e voltar para a prisão. A morte não mata quem já morreu em Cristo. Ela é apenas o passaporte para a vida eterna.

A prova da fidelidade significa, verdadeiramente, que aquele que recebeu a fé que lhe foi doada por Jesus, permanece firme somente pela graça do Senhor que lhe sustenta. Não se trata de um predicado do velho homem, mas de um atributo da graça concedido aos filhos de Deus. Não é um talento de Adão, mas um dom Divino aos Seus santos.



O dano da segunda morte

11  Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: ‘O vencedor de modo nenhum sofrerá o dano da segunda morte.’”



Existe não somente a primeira morte, mas a segunda morte, a morte depois que o corpo está morto. Essa segunda morte é pior do que a primeira., tanto nas dores quanto na agonia.

É a morte eterna, morrer e estar sempre morrendo.

Dessa morte, Jesus Cristo salvará todos os seus fiéis. A segunda morte não terá spoder sobre os que participarem da primeira ressurreição.

A primeira morte não os ferirá e a segunda morte não terá poder sobre eles.



Marcos 9.47

E, se um dos seus olhos leva você a tropeçar, arranque-o; pois é melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só do que, tendo os dois, ser lançado no inferno, 48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.



CONCLUSAO

Como Jesus Cristo nos chama para sermos fiéis?

É muito difícil ser crente hoje em dia. Estamos negociando tudo. Mas quem não negociar e for fiel até a morte vai receber a coroa da vida.

Nenhum comentário: