Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Estudo ministrado no domingo, 06


ORAÇÃO

 

Orai sem cessar.

1 Tessalonicenses 5.17

 

A oração é o maior privilégio que o Senhor deixou para seus discípulos. Vemos na Bíblia em muitas ocasiões da vida de Jesus Cristo os momentos em que ele ensinava seus discípulos a se retirarem para orar. Ele se preocupou muito com isso e dedicou tempo incentivando através de lições práticas e por parábolas. Jesus sabia que quando ele subisse ao céu, os discípulos deveriam manter contato com ele através da oração para que suas vidas tivessem forças para a missão.

Foi Crisóstomo, um dos doutores da igreja, que viveu no quarto século, que dizia com muita beleza que “a oração torna possível o que é impossível e fácil o que é difícil”.

Não orar é um desperdício. Tiago diz que a nossa correria, a nossa agitação, o nosso nervosismo, as nossas brigas, o nosso afã não nos levam a nada. Só porque não envolvemos Deus, não recorremos à oração

 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Tiago 4.2-3.

Essa ausência de corações súplices diante de Deus aparece mais dramaticamente na época do profeta Isaías: “Eu estava pronto para atender o meu povo, mas eles não pediram a minha ajuda; estava pronto para ser achado, mas eles não me procuraram”. A um povo que não orou a mim, eu disse: ‘Estou aqui! Estou aqui’” (Is 65.1).

Certas conquistas, certas vitórias, certas plenitudes, certos regozijos – só se alcançam com a ajuda da oração. Os que levam a sério a oração e não a desperdiçam exclamam, como aquela mulher que deixou de ser estéril: “Eu pedi esta criança a Deus, o Senhor, e ele me deu o que pedi!” (1Sm 1.27).

 

Acesso liberado

Antes de o Senhor vir a este mundo, estávamos presos do lado de fora do muro da casa de Deus. Estávamos impedidos por intermediários que intercediam por nós como um Juiz moroso em despachar suas causas. Mas Jesus nos inaugurou um novo e vivo caminho e liberou nosso acesso. Nosso terno protocolar para chegar à presença do Rei foi substituído por vestes brancas concedidas pelo Cordeiro que limpou-nos do pecado. Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne. Hebreus 10.19-20

O Rei do céu nos garante acesso à sua presença dia e noite. Ele está pronto para ouvir e seu socorro está ao alcance de todos os que chegam às portas do seu palácio.

 

Necessidade da Alma

Orar deve ser muito mais do que um simples hábito gerado pela tradição religiosa. Orar é uma necessidade da alma para matar a sede consciente ou inconsciente de Deus. É uma questão de sobrevivência para quem quer enfrentar as tempestades da vida sem desfalecer.

...resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. 1 Pedro 5.9

É um expediente de quem quer se resguardar da carne, do mundo e das potestades do ar.

...porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Efésios 6.12

É uma providência para quem quer manter incólume o seu casamento até o último dia e para os pais que querem educar com sucesso os seus filhos no temor do Senhor.

Pedro chega a dizer que a falta de compreensão entre marido e mulher, o egoísmo de um e de outro e outros problemas conjugais atrapalham as orações.  Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações. 1 Pedro 3.7. Em vez de ser um castigo, essa recusa de Deus em nos ouvir em situações assim é uma graça porque nos constrange ou nos anima a consertar alguma coisa errada.

É o exercício para quem deseja construir alguma coisa para o reino de Deus. Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10.31

 

Grande Privilégio

Spurgeon, dizia: Não tendes nada que desejais? Então não conheceis a vossa pobreza! Não há nada por que peçais misericórdia a Deus? Talvez então a misericórdia do senhor vos mostre a vossa penúria! Uma alma que não ora é uma alma sem cristo. A oração é o murmúrio do crente recém-nascido, o clamor do crente guerreiro, a esperança do crente que está à morte, a segurança da igreja!

A rigor e em última instância, orar é o maior de todos os privilégios do ser humano. Porque quem ora entra no Santo dos Santos e se coloca na presença do próprio Deus em espírito, não só por meio da fé, mas basicamente por meio do sacrifício vicário de Jesus, e fala com o Todo-Poderoso com toda a liberdade, seja com palavras audíveis ou pelo simples mover dos lábios.

Todavia, quem ora de fato é aquele que tem duas convicções ao mesmo tempo: a convicção da extrema estreiteza dos seus próprios recursos e a convicção da extrema largueza dos recursos do poder e do amor de Deus.

 

Em santidade

Porque Deus é absolutamente santo, ele não nos ouve quando vivemos deliberadamente em pecado não confessado. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça. Isaías 59.2

Que em tudo o Senhor nos encontre dispostos a andar na Sua presença com pureza de intenção. Dessa forma nossas orações nunca serão impedidas.

John Wesley dizia: Deus nada faz a não ser em resposta às orações dos santos. Ele pode, mas não quer!

Descubra a alegria da segurança que vem através da oração. Sua vida será revolucionada!

 ╬ Pr. Fábio Alcântara

Nenhum comentário: