Páginas

quinta-feira, 14 de maio de 2020

O poder da Cruz


 

Em poucos meses, dezenas de países somaram milhares de infectados, com muitas mortes. Criou-se então uma demanda global por uma vacina. Este quadro lhe soa familiar? Então, isso foi em 2002 quando uma síndrome respiratória aguda grave surgiu. Até hoje não há vacina e começamos a busca pela do Corona vírus!

Com a doença do pecado foi bem diferente. Para Deus, o remédio já estava feito antes da doença. Muito antes da enfermidade ele já havia providenciado a medicação. Desde a eternidade, nos seus planos, havia uma cruz, a cruz de seu Filho Jesus Cristo. Esta história não começou apenas há cerca de 2019 anos. Segundo o apóstolo Pedro, o sacrifício de Jesus na cruz foi conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo. A cruz de Cristo é pré-histórica. Ela estava incrustada no coração de Deus antes da fundação do mundo.

A história da cruz estava presente no cordeiro providenciado no altar para Abraão (Gênesis 22.13), no cordeiro sacrificado e o sangue aspergido sobre as casas do povo de Israel na Páscoa (Êxodo 12.5-7), na serpente de bronze levantada por Moisés no deserto (Números 21.9), no tecido vermelho na janela de Raabe (Josué 2.18), e em muitas outras passagens da Palavra de Deus.

Sabemos também que cada pessoa que ouve uma história tira para si suas próprias aplicações, conclusões e verdades. Não é diferente com a história da cruz. Assim, precisamos refletir como esta história nos afeta.

A história da cruz pode causar resistência. Em Mateus 16.21-22 lemos: ... e Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. O apóstolo Pedro “resistiu” à ideia da cruz, era bom andar e estar com Jesus, mas quando a proposta foi a cruz houve resistência.

A história da cruz pode causar indiferença. Em Lucas 22.44-45 lemos: ... Levantando-se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza. O sofrimento de Jesus no Getsêmani é a antessala da cruz. Os discípulos de Jesus, ao dormirem, mostraram-se indiferentes a ela.

A história da cruz pode causar uma linda experiência. Em 1 Coríntios 1.18 lemos: Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Para muitos esta história continua sendo loucura, mas ela é poder de Deus para nos salvar do pecado e nos levar de volta à comunhão com Deus.

E para nós, o que significa a história da cruz? Podemos estar resistentes ou mesmo indiferentes. Mas se hoje nos abrirmos para esta “loucura” de história, preparada amorosamente para nós, antes da fundação do mundo, vamos experimentar o poder de Deus em nossa vida.



Pr. Fábio Alcântara

Nenhum comentário: