Páginas

quinta-feira, 13 de junho de 2013

ODRES VELHOS E ODRES NOVOS




Texto Biblico:
Marcos 2.18-22

Atriz Angelina Jolie retira seios para evitar câncer e gera debate
A atriz nasceu com uma mutação em um gene que aumenta muito o risco de desenvolvimento de câncer. Segundo os médicos, com a retirada, ela reduziu de 87% para 5% o risco de ter câncer de mama.
A atriz americana Angelina Jolieanunciou, nesta terça-feira (14), que se submeteu a uma cirurgia de retirada dos seios para reduzir os riscos de desenvolver câncer de mama.  A notícia provocou debate no mundo todo.
Símbolo sexual. Mulher fatal. Referência de beleza. A atriz de 37 anos que virou modelo de sensualidade não hesitou em tirar os dois seios para evitar o câncer de mama.
Angelina Jolie enfrentou as cirurgias sem alarde. Agora, veio a público dar um testemunho às mulheres que vivem o mesmo dilema. Em um artigo para o jornal New York Times, disse que não se sente menos mulher, nem menos feminina.
“Não foi uma decisão fácil”, explicou a atriz. Mas agora pode "dizer aos filhos que eles não precisam ter medo de perdê-la para o câncer".
A mãe de Angelina Jolie morreu de câncer aos 56 anos. Assim como ela, a atriz nasceu com uma mutação em um gene que aumenta muito o risco de desenvolvimento de câncer de mama e de ovário.
"Ela está na casa dos 30 anos e fez o melhor para evitar a doença", explicou a médica Judy Garder, do Instituto do Câncer Dana Farber.
Segundo os médicos, com a retirada dos seios, a atriz reduziu de 87% para 5% o risco de desenvolver câncer de mama. Ela recebeu o apoio do marido, o ator Brad Pitt.
O caso de Angelina Jolie ganhou muita repercussão mundial e provocou muito debate nosEstados Unidos.  Médicos vieram a público explicar que a cirurgia de retirada dos seios não é a melhor alternativa para a maioria das mulheres.
"Esta é uma situação especial em que os exames dela deram positivo para uma mutação genética específica", explicou a doutora Deanna Attai.
O teste é recomendado para pacientes com histórico de câncer na família. Custa o equivalente a R$ 6 mil, e nem sempre é coberto pelos planos de saúde nos Estados Unidos.
O médico João Carlos Góes, do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, alerta: na maioria dos casos, o mais recomendado é o acompanhamento com exames frequentes e o tratamento com hormônios.
A cirurgia só deve ser indicada em casos excepcionais, como os de Angelina Jolie. “Na realidade, a indicação da cirurgia profilática, ela não é imperativa. Existem outras alternativas terapêuticas, através de um anti-hormônio, um medicamento que o paciente toma por anos e também vai reduzir o risco de câncer”, afirma o médico.

Angelina tirou do seu “odre” aquilo que poderia ser um desastre em sua vida.


Vinho novo em odres velhos. Por causa da sua elasticidade, peles de animais eram usadas na fermentação do vinho. A medida que o vinho fermentava, a pressão aumentava e esticava o odre. Uma pele já esticada não teria elesticidade necessária e se romperia, arruinando tanto o vinho quanto o odre .
Jesus usou isso como ilustração para ensinar que as formas dos velhos rituais, como o jejum cerimonial praticado pelos fariseus e pelos discípulos de João, não se encaixavam no vinho novo da era da nova aliança.
Vinho novo é a singeleza do evangelho do amort incondicional de Deus.


Colossenses

2.17   porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

Nas duas analogias (VV 16-17), o Senhor estava dizendo que a atitude dos fariseus ao jejuar ou na realização de qualquer outro ritual não tinha nada a ver com o evangelho.




1)- Jesus Cristo é incompatível com o judaísmo

Efésios

2.15   aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,

1 Coríntios

1.22   Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria;


1.23   mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios;

12.13   Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.

Gálatas

5.3   De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei.

O vinho, aqui, no texto, está no singular e os odres no plural. Nesse contexto o vinho novo é único. Não existem vinhos novos. Só há um vinho novo, já que o Evangelho da graça é excepcional e exclusivo. Fiquem sabendo, de antemão: a Graça não se encontra em qualquer sistema de religião na face da terra; mesmo que seja uma graça genérica ou, algo semelhante ao favor imerecido de Deus. Apenas no Evangelho de Cristo Jesus há Graça e Graça plena e incondicional.
A religião pós-exílica era um odre curtido na fumaça e cheio de fuligem. Os lideres haviam transformado as 613 letras hebraicas do Decálogo, os dez mandamentos, em 613 mandamentos retirados do Pentateuco, isto é, dos cinco primeiros livros do Antigo Pacto.
Eles converteram o relacionamento saudável com Deus num código congestionado de regras complicadas e tomadas de detalhes. Para essa turma de solidéu ou kipá, e de véu na cuca, o que vale é a conduta externa promovida por normas ao pé da letra.
Segundo Eric Geiger, dos 613 mitzvot da Torá, "havia 248 mandamentos afirmativos, um para cada parte do corpo humano, como eles assim entendiam e, 365 mandamentos negativos, um para cada dia do ano. Depois, eles dividiram a lista em mandamentos compulsórios e não compulsórios. Então, passavam os seus dias discutindo se aquela divisão e a classificação dos mandamentos dentro de cada divisão era “adequada".
Foi com este pano de fundo tricotado com nós cegos e com o casuísmo legalista das minúcias em miçangas, que Jesus descomplicou radicalmente o formato enredado daquele odre que vinha embutido na pergunta: qual é o maior mandamento? A tropa de elite do Sinédrio queria colocar Jesus numa sinuca de bico e mostrar a fraqueza das boas novas que brotavam viçosas na proclamação de uma alforria permanente.
Mas, para Jesus a nova comunidade teria apenas dois pilares de apoio. Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. Mateus 22:37-40.
O Senhor da graça, reduzindo 611 mandamentos da lei, sem restringir uma vírgula sequer do seu valor ético; e, ao simplificar as linhas e alíneas do regulamento, tornou regular a única base que sustenta os relacionamentos sadios: o amor.

- “Judaísmo” é a negação da obra de Jesus Cristo, pois prega o “sacrifício de Jesus Cristo+ alguma coisa”.

- OS judeus cristianizados pregavam:
Jesus Cristo + circuncisão.
Jesus Cristo + Jejum
Jesus Cristo + cumprimento da Lei

- A religiosidade se esconde nos ritos. Fariseus jejuavam, por exemplo.

Como o verdadeiro evangelho aparece diluído hoje?
- Jesus Cristo + sal Grosso= macumbaria
- Jesus Cristo + descarrego= espiritismo
- Jesus Cristo + nome no livro= Judaismo
- Jesus Cristo + oração tua no saco para o pastor levar no monte= catolicismo.
- Jesus Cristo + lenço ensopado de suor de pastor= Infecção generalizada!


Se a sua fé for de 2ª mão, vai romper o Odre!


2)- Jesus Cristo Incompativel com a velha natureza
Efésios

2.3   entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.



2 Pedro

1.4   pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo,


O Frescor do vinho novo da graça deve encontrar um odre novo para se desenvolver.

A velha natureza e suas inclinações tem que desaparecer.

Como anda tua vida:
Colossenses

3.5   Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;



Se você está adicionando o novo evangelho em odre velho, será um desastre para a tua vida.
Com Deus não se brinca.



3)- Jesus Cristo é incompatível com o velho jeito de ser


Gálatas
5.22   Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,


5.23   mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.


5.24   E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.


5.25   Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.


Efésios

4.24   e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.



Colossenses

3.10   e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;




O vinho novo do Evangelho se acondicionará bem no odre novo e será fonte de benção. Uma vida recheada de recompensas e prosperidade.


Conclusão
Angelina evitou um desastre. Cuidado para que tua vida não termine assim, como estava previsto para os religiosos fariseus da época de Jesus.

Pr. Fábio Alcântara


Nenhum comentário: