Páginas

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Meditação

Li este texto e vejo a clareza dopensamento de C.S.Lewis, autor das "Cronicas de Narnia":

O único propósito

ISSO É TUDO no cristianismo. Não há nada além. É muito fácil ficar confuso a esse respeito, e pensar que a igreja tem um monte de objetivos diferentes – educação, construção, missões, assistência social. Da mesma forma, é fácil pensar que o Estado tem muitos objetivos diferentes: militar, político, econômico e tantos outros. Mas as coisas são muito mais simples do que isso. O Estado existe simplesmente para promover e proteger a felicidade comum do seres humanos nesta vida.
Um marido e uma esposa batendo papo junto a uma fogueira, dois amigos jogando tênis no clube, uma pessoa lendo um livro no seu próprio quarto ou plantando e cuidando do seu jardim – é para isso que o Estado existe. E a menos que eles estejam ajudando a aumentar, prolongar e proteger momentos assim, todas as leis, parlamentos, exércitos, cortes, polícia e órgãos responsáveis pela economia, por exemplo, são simples perda de tempo. Da mesma maneira, a igreja não existe para nada mais do que levar os homens a Cristo (torná-los pequenos Cristos). Se ela não estiver cumprindo esse papel, nenhuma catedral, missão, nenhum clérigo ou sermão fará a menor diferença, nem mesmo a própria Bíblia. Deus não se fez homem para outro fim. Sabe-se lá se todo o universo não foi criado com esse único propósito e nenhum outro.
– de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

1918 Lewis é transferido para o Hospital do Palácio de Endsleigh, em Londres, para continuar se recuperando dos ferimentos de guerra.

Nenhum comentário: