Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2007

A Mensagem de Ontem



A Fé na atuação da vida familiar
Atos 16.31; Gn 22.1-12; Mateus 6.33; 1 Co 10.13; 2 Crônicas 32.31

“Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa”. Talvez a melhor ilustração que encontramos para este versículo da Bíblia seja Gênesis 22. Aqui é mostrada a exata expressão do que é “crer”. Mostra que Abraão tinha em primeiro lugar a Deus, e em segundo todas as outras situações e coisas. Quando cremos e praticamos com piedade, as pessoas serão atraídas a nós. Nada precisamos falar.

Assim como Abraão o fez, precisamos entregar nossa família na presença de Deus, e deixar Deus agir, sem querer tomar o lugar do Espírito Santo. É um desastre para todos quando fazemos isto.

A lição que encontramos na historia é que precisamos entregar cada pessoa no Monte Moriá, e assim exercer a fé de que estão entregues a Deus e sob seus cuidados. Algo parecido com essa história encontramos em Mateus 6.33: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça e todas as coisas vos serão acrescentadas”.

Ao colocar Abraão sob provação, este sabia que a ação de Deus seria coerente com Seu caráter e sua aliança. Deus é sábio e age diferentemente com cada um. Vejamos 1 Co 10.13. Esta extraordinária obediência em face da mais severa das provações, mostra-nos que um crente, nos dias atuais, pode suportar a mais difícil e inimaginável provação, se de fato confiarmos Nele.

A prova de Abraão também nos mostra que as provações de Deus podem envolver pessoas muito próximas a nós, as quais muito amamos. Talvez precisemos sacrificar nosso próprio Isaque – entregar aqueles que amamos acima de Deus. Talvez necessitemos deixa-los viver a vida que Deus tem preparado para eles, em vez de forçá-los a viver a vida à nossa própria maneira.

2 Crônicas 32.31 – Ezequias passa por varias provas para que Seu coração fosse exposto. Deus nos prova para que nós saibamos o que há no nosso coração, pois Ele já sabe! Ele nos ajuda a fazer um inventário espiritual e um exame de consciência. Sempre que Deus nos faz passar por severas tribulações, é para mostrar-nos ou a força ou a fraqueza da nossa fé!


Com isto queremos dizer que quanto mais difícil for obedecer, tanto mais excelente será a obediência. Abraão obedeceu a Deus ao extremo e em conseqüência disso tornou-se exemplo de fé! Por conseguinte, todo o que tem fé em Deus, estando desse modo justificado, é um filho na linha espiritual de Abraão.


Se confiarmos em Deus como Abraão, podemos permanecer firmes em qualquer tipo de provação.


Shalom!

Nenhum comentário: