Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Culto de quarta-feira

Paulo e o Sofrimento 3

2 Cor 4.16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; 18 Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

É raro haver quem, espontaneamente, diminua o ritmo alucinado da vida para aprender a suportar as dificuldades com paciência, num mundo que oferece alivio instantâneo para dores e promove a aquisição de bens materiais para realçar o bem estar físico.

A perspectiva de Paulo está evidenciada nestes textos. Cada uma das suas três razoes que o ajudaram a suportar o sofrimento, enfatiza o valor do que é eterno sobre o efêmero. Sua aplicabilidade é nos mostrada sempre que nos debatemos com uma provação, e ficamos indefesos pela proximidade da aflição ou de uma situação financeira ruim.


As coisas espirituais estão acima das materiais
16 Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.

Paulo era capaz de suportar qualquer tipo de sofrimento físico porque, antes de mais nada, estava mais preocupado com o que acontecia no reino espiritual do que no material.
Ele envelheceu mais rápido do que o normal, por causa dos implacáveis maus tratos – físicos e emocionais- que sofria nas mãos dos inimigos. Mas ele pôde dizer com confiança que seu homem interior estava renovando-se dia-a-dia (16). Em analogia direta à corrupção de seu homem exterior (corpo físico) estava o crescimento e o amadurecimento de seu homem interior, nosso lado imaterial e eterno, feito numa nova criatura – que Efesios 4.24 e Col 3.10 chama de novo homem. Paulo estava mais preocupado com sua renovação do que com qualquer declínio em seu lado físico (Ef 3.16)

O consistente exemplo de Paulo é a prova de que o sofrimento está diretamente relacionado ao crescimento espiritual. Se a vida de Paulo não serve como prova suficiente para o que acabamos de dizer, temos varias outras promessas semelhantes espalhadas pela Bíblia – 1 Pe 5.10/Isaias 40.28-31.

O Senhor nos dará capacidade de resistência de que precisamos à medida que olharmos para além do que é material, e em direção ao que é espiritual.
Aguarde o segundo ponto...

Nenhum comentário: