Páginas

sábado, 4 de agosto de 2007

Paulo e O sofrimento...segundo ponto


Valorize o futuro mais do que o presente


17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; ( vd tbém Rm 8.18)

O segundo segredo de Paulo que o capacitava a suportar os sofrimentos, é que ele dava mais valor ao futuro do que no presente. Para ele, era uma questão de se olhar para alem da tribulação presente, para se compreender que ela produz para nós um peso eterno de gloria mui excelente. As aflições que ele suportava na terra eram irrelevantes, comparadas aquela grande realidade futura.

Elaphros é a palavra grega para “leve”. A sua perspectiva era estarrecedora, visto os sofrimentos terrenos pelo qual passava. Então do ponto de vista celestial, para ele era leve!
Pedro também nos dá uma perspectiva assim:
6 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo. 1 Pe 1.6-7

De acordo com a Bíblia, sempre há uma relação entre o sofrimento presente e a gloria futura. Todos os nossos problemas e sofrimentos têm um efeito causal em nossa gloria futura. Este efeito não é meritório, mas produtivo – produz um eterno peso de gloria. A palavra grega barus traduzida por “peso”, significa mais precisamente “pesado”. É como se os sofrimentos de Paulo estivessem formando um pesado volume num dos lados de uma balança de dois pratos.

O volume representa o peso eterno de gloria, que está inclinando a balança em favor do futuro acima do presente. Em essência, Paulo podia tolerar as constantes aflições em apreço, contanto que elas tivessem um impacto positivo em sua glória futura.

Ponto três...

Nenhum comentário: