Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Deus – o Pai por Excelência


Efésios 1.3-8

Você já se perguntou “como é o plano espiritual de Deus?” (assim também os do inferno correspondem bem pelo que você já conhece!).
Saiba que é a terra é o seu espelho!
Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
(I Coríntios 13: 12)
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
(II Coríntios 3: 18)

As figuras na terra são representações das figuras celestiais.
a- Conhecemos a Deus quando temos uma referencia de pai;
b- Obedecemos a Deus quando obedecemos e respeitamos nossas autoridades;
c- Só podemos amar a Deus a quem não vemos, se amarmos aos irmãos/ãs a quem vemos. (1 João 4.20)

E hoje, como dia dos pais, somos desafiados a conhecer o VERDADEIRO PAI – Nosso Deus do Senhor Jesus Cristo.


II- O modelo de Pai na Bíblia.


Observe pelo texto que lemos, o caráter e a beleza do Pai de todos nós, inclusive de nós pais!)

Efésios 1
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
4 Como também nos elegeu nele (em Cristo) antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue (de Jesus Cristo ), a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência
7b NTLH – Como é maravilhosa a graça de Deus, 8a - que ele nos deu com tanta fartura!

Todas essas riquezas são um capricho do nosso querido Pai nosso e de nosso Senhor Jesus Cristo.


III-Agora, honrando na terra o que gostaríamos de fazer no céu, uma meditação para os pais:

Peter Marshall costumava dizer: “se não és cristão no lar, nunca serás em qualquer outro lugar!”. E mais: “se o lar falhar, a nação estará condenada. A queda da família determinará a bancarrota do País!” E Bernard Shaw, o grande escritor do nosso século, afirmava: “a verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias puras da família!”.


O educador William James afirma: “os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo”. O filosofo grego Pitágoras (Séc VI a.C. ) já proclamava: “Eduquem-se os meninos, e não será preciso castigar os homens”. E o evangelista Phillips Brooks advertia: “se não conquistarmos os nossos filhos hoje, eles quebrantarão nossos corações amanha”. O orador Cícero assegurava: “o filho respeita o pai por obediência; o pai deve respeitar o filho por dever!” O pensador John Shed certa vez afirmou: “É muito comum que pais ricos sejam pobres!”


O livrinho A juventude é uma parada preconiza: “ensine uma criança a ficar adolescente; um adolescente a se tornar jovem; um jovem a se tornar adulto. Depois disso, ele saberá envelhecer, graciosamente...”. Por outro lado, Billy Graham lembra: “quando leio a emocionante Parábola do Filho Pródigo, nunca posso esquecer que foi a influencia de um Lar Distante e de um Pai Perfeito que permitiram a volta e a recuperação daquele jovem andrajoso!”


Shalom!

Um comentário:

Anônimo disse...

Graça e Paz Pastor...

Eu li os seu os dois artigos a respeito " Pais", esses dias estava lendo sobre o assunto , e vi algo interessante, "que os pais estão comprometidos a prover é alimento, roupa e abrigo, enquanto o filho não esteja em condições de conseguir por si mesmo. Também lhe devem afeto e um certo grau de educação. Tudo o que o filho recebe além disso é por graça (BENEVOLÊNCIA DOS PAIS)". www.vivos.com.br/283.htm.
Hoje muitas discuções de filhos com pais de que o pai é obrigado a isso, a aquilo etc. toda responssabilidade sobrecai nos pais, muitas meninas engravidam a mãe cuida, os filhos espacam idosos, os pais arcam com as concequências. até pensão alimenticia o Avo é obrigado pagar se o pai não tiver condições.
É preciso que os pais conehçam suas responssabilidades e os filhos também. Papéis distintos.
Deus Abençoe....

Junior
Laranjal