Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

SIGA AS INSTRUÇÕES

Texto Bíblico:
Mateus 7:24-29
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. —Mateus 7:24


Quebra-Gelo:
Você ficou chocado/a com a tragédia do tsunami japonês?


Introdução:
Um dos hábitos na minha casa a ser seguido com cuidado é guardar as bulas dos remédios. São tantos que guardamos que quando precisamos de um, a bula faz diferença entre ter ou não ter que comprar um novo. Ali estão as instruções de uso e das medidas das doses.
É fácil pensar que não precisamos de instruções para nossas vidas, somente para mais tarde percebermos que arruinamos tudo. Foi exatamente por isso que Jesus advertiu que seguir Suas instruções é a maneira de pessoas sábias construírem uma vida segura, sólida e significativa (Mateus 7:24-29).


Desenvolvimento
Jesus acabara de dizer à multidão que o ouvia para andar mais uma milha, dar a outra face, perdoar os inimigos, e vender seus tesouros para que pudessem dar aos pobres (Mateus 5:39-44). Mas só receber as instruções não é suficiente. A chave é segui-las.
Assim como as bulas dos remédios são úteis para vivermos, a palavra do Senhor nos dá direção certa para vivermos fortalecidos. Neste contexto Jesus fala das tempestades. Aqueles que não subsistem a elas são os que não levaram a sério as orientações dadas por Ele.


Como podemos ter uma vida bem sucedida segundo a Palavra de Deus?
1)- Seguindo suas instruções
7.24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha;
7.25 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

As crises e os testes de fé vêm e quem pratica a Palavra está sempre preparado para enfrentar esses momentos. Jesus disse que está conosco em todas as circunstâncias e suas promessas eternas nos fortalece no viver diário.
Ouvir somente e não praticar o conhecimento que recebemos enfraquece nosso caráter e a fé. Portanto, quando estiver em momentos de crise e o Espírito Santo o lembrar das palavras de Jesus, fique firme e comece a orar e ler a Bíblia, sem esmorecer. Aguarde o cumprimento das Palavras de Jesus.


Como podemos ter uma vida bem sucedida segundo a Palavra de Deus?
2)- Rejeitar uma fé fraca e superficial
7.26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 7.27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.
A fé superficial não resiste às tempestades e não persevera. Se você está começando na vida com Jesus, faça o propósito de conhecer e praticar tudo o que Jesus disse na Bíblia. Não se preocupe se vai conseguir ou não, pois se você orar receberá toda a ajuda necessária que vem do Senhor.
Muitas pessoas não conseguem sobreviver aos testes de fé. As crises e as tribulações vêm e não estão preparados para enfrentá-las, pois é pouco o conhecimento da Palavra e a fraqueza os faz sucumbir. Logo abandonam ao Senhor e voltam a viver como antes.


Como podemos ter uma vida bem sucedida segundo a Palavra de Deus?
3)- Alimentar sua vida espiritual
Medite nestas palavras do Pastor Bowen: Para não extinguir o Espírito você deve estudar constantemente para conhecer a Palavra de Deus. Você precisa distinguir com o máximo de cuidado entre as sugestões dEle e as sugestões do seu próprio coração enganoso. Você se lembrará constantemente dos ofícios do Espírito, da forma como são descritos por Cristo no Evangelho de João. Você se guardará contra movimentos impulsivos, atos impensados, palavras precipitadas. Você permanecerá em oração. Busque a Palavra. Confesse a Jesus em todas as ocasiões possíveis. Procure a companhia do seu povo. Fuja da conformidade com o mundo, suas modas vazias, suas convenções sem sentido. Seja escrupuloso em suas leituras. “As coisas que vos digo, digo-as a todos: vigiai!” Tenham óleo em vossas lâmpadas. “Não extinguem o Espírito”.


Conclusão
Aqueles que ouvem e não praticam as palavras de Jesus são “tolos” (v.26). Para construir uma vida firmada na rocha, siga as instruções de Jesus e você verá que sua vida não se abalará quando as tempestades vierem.




Pr. Fábio
www.estudoparacelula.zip.net

Nenhum comentário: