Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Fermento dos Fariseus


Texto Bíblico:
Mateus
16.5 Ora, tendo os discípulos passado para o outro lado, esqueceram-se de levar pão.
16.6 E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
16.7 Eles, porém, discorriam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão.
16.8 Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão?
16.9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes?
16.10 Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes?
16.11 Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.
16.12 Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.


Muitas vezes nossa fé e caminhada com Deus parece andar como um relcionamento com aquele colega de trabalho no qual não temos nem vontade de falar com ele por falta de intimidade e assunto. Nossa vida se torna enfadonha e sem motivação.

Temos que tomar muito cuidado para não deixar a amizade com Deus esfriar. Tomar todos os cuidados necessários para que a salvação da nossa alma seja preservada.
Os fariseus eram um grupo de religiosos que andavam lendo as escrituras por tradição e que não conheciam de fato a Deus. Achavam que seguir Sua lei era o suficiente porque era o mais próximo que podiam chegar de Deus. Mas quem anda assim está muito próximo de acabar no poço da infelicidade, porque deixou a alma esfriar em relação a Deus.

1)- Devemos tomar cuidado para não nos tornarmos religiosos sem intimidade com o Pai.
16.6 E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus.

Os fariseus eram conhecidos por ensinar a palavra de Deus, de ouvir, mas não praticar a comunhão com Deus.
Deus não deseja que sejamos crentes cabeçudos, que racionalizam, duvidam e não põe em prática Sua palavra.

Precisamos unir o conhecimento à prática. Ler e meditar na Palavra, orar e desenvolver amizade com nosso Pai. Ir às reuniões da Igreja para juntos esquentarmos o braseiro e termos uma vida feliz e tranqüila.

O mundo está cheio de religiosos. Vivemos na era do conhecimento, do estudar, das atividades, que tiram nossa intimidade com o Pai.

Ficamos agoniados, perplexos, desesperados? É porque não há intimidade com Deus.


2)-Devemos creditar cada milagre aos cuidados do nosso Pai.
16.8 Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão?
16.9 Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes?
16.10 Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes?

Aquelas pessoas haviam recebido milagres há pouco tempo:
- viram cinco pães alimentarem cinco mil homens;
- viram sete pães alimentarem quatro mil homens;
E acharam que tudo isto viera da habilidade dos padeiros!

Uma pessoa que anda longe de Deus não dá mais os créditos devidos a Deus. Se esquecem rapidamente do que já receberam e os novos milagres se tornam obras do acaso.
O religioso como os fariseus, por falta de intimidade e comunhão com Jesus não reconhece o que é feito em seu benefíciio. Acha que o bem estar que têm são produtos da sua própria inteligência, força e sabedoria.

Lembram-se da história que Jesus contou acerca dos dez leprosos?

Lucas
17.12 Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos,
17.13 que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!
17.14 Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados.
17.15 Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz,
17.16 e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.
17.17 Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
17.18 Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?

“Estrangeiro”, significa que Deus está passando para outra pessoa a alegria da fé que perdemos. Muitos crentes estão como os nove leprosos religiosos, “da casa”.

A pessoa que não ora, busca a Deus, se esquece facilmente de tudo o que Deus fez na sua vida.


3)-Devemos tomar cuidado para não deixar nossa fé enfraquecer
16.12 Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.

NTLH
Então os discípulos entenderam que ele não estava dizendo que tivessem cuidado com o fermento usado no pão, mas com os ensinamentos dos fariseus e dos saduceus.

Os fariseus deixaram a oração e intimidade com Deus pelo estudo,e pelo trabalho e pelo contato com pessoas sem fé, que acabou os influenciado . Se tornaram bom freqüentadores das igrejas, mas passaram a viver uma fé mundana. SANSÃO tinha uma fé mundana!

Muita gente jamais influencia, mas é influenciada o tempo todo!

Phillip Yancey afirmou: o mundo é grande demais e cheio de tormentos. A menos que reconheçamos nossos limites e nos sujeitemos aos preceitos de Deus, a menos que confiemos no doador de toda boa dádiva (Tg 1.17), acabaremos em desespero.

Lute, peça ao Espírito Santo para te livrar de toda religiosidade para ter uma vida feliz. Se você está frio, ore e tenha um renovo Espiritual para ter uma vida feliz e tranqüila, aguardando a manifestação da glória de Deus.

Levantemos um clamor por renovo espiritual.

3 comentários:

Juliana Bispo disse...

Acheii muito interesantee!! o Texto acima.Devemos msm ao invés de se preocupar com a religiosidade,devemos buscar a nossa intimidade Com Deus!Reliogidade i tradições nos afasta de Deus!

Juliana Bispo disse...

Acheii muito interesantee!! o Texto acima.Devemos msm ao invés de se preocupar com a religiosidade,devemos buscar a nossa intimidade Com Deus!Religiosidade i tradições nos afasta de Deus!

Paz pra todos!

Meu imail jully.bispo@yahoo.com.br
msn jully.bispo@hotmail.com

Anônimo disse...

outstation enksa bsdksa esecurity lands least proprietary andc newsgroups pktzstk scienceblogs
semelokertes marchimundui